• Bonecos de inspiração Waldorf
A Boneca inspirada
na Pedagogia
Waldorf
Para a Pedagogia
Waldorf a boneca tem uma importância e intimidade no brincar infantil
que não ocorre com os outros brinquedos. Independentemente da idade ou
do gênero, a boneca é para a criança um companheiro, um
amigo muito próximo de seu coração. Acompanha a criança
em todos os seus caminhos, na cama, no brincar, no consolo de suas tristezas
e nas suas alegrias. Podemos chamar de “pedagógica” a boneca
construída observando alguns parâmetros: material natural, proporções
e forma correspondentes às humanas saudáveis, fisionomia sem caricaturas
ou expressões fixas, confecção manual. Além disso,
seu manuseio deve possibilitar o livre brincar, a fantasia e a expressão
da criança. Toda criança deve ter "a sua boneca" ou
boneco principal. Essa boneca deve ser um espelho da criança, onde se
reflete sua anatomia e suas características étnicas. Se a criança
for morena ou loira, a boneca também o será, quando negra ou parda,
a boneca deve ser da mesma cor. Além disso, toda criança deve
brincar com "bonecas amigas" de várias etnias. É de
grande importância para a criança aprender a amar e a conviver
com todas as matizes da diversidade humana e, para isso, os bonecas são
excelentes professores. Saiba
mais...
A boneca étnica negra e parda
O papel da boneca
étnica, negra e parda, é de grande importância para a valorização
da auto-estima e do reconhecimento da identidade afro-brasileira das crianças,
tanto na família e na sociedade quanto na escola. A criança negra
ou parda deve ter "a sua boneca" como seu espelho, onde se reflete
sua anatomia e suas características étnicas. Ela também
deve ter bonecas de etnias diferentes da sua para aprender a amar e a conviver
com as diferenças. Através da identificação étnica
com a boneca, a criança pode fortalecer sua identidade, aprender a valorizar
a si e aos seus semelhantes e reconhecer, para toda a vida, suas raízes,
livre de preconceitos ou estereótipos. Para os educadores, a boneca étnica
também é um importante instrumento de vivência em sala de
aula. As várias etnias reunidas no brincar pedagógico em sala
de aula têm o poder de promover a interação social, a tolerância
e o respeito pelas diferenças. Crianças que, no brincar livre,
têm a oportunidade de aprender a conviver com a diversidade social tornam-se
adultos mais preparados para a vida em sociedade.
Bonecos waldorf meninos
O brincar com bonecas
tem uma importância especial para os meninos. Todo menino deve ter "o
seu boneco" que o acompanhe em todos os seus momentos, no brincar, no consolo
de suas tristezas e nas suas alegrias. O menino não estabelece esse relacionamento
com uma bola ou um carrinho. Além disso, quando o pai presenteia o filho
com um boneco, colabora para a quebra de estereótipos que podem atrapalhar
a criança em suas relações sociais e familiares quando
adulto. Ao brincar com seu de boneco, o menino amplia sua possibilidade de se
tornar um ser humano mais completo e amoroso.
Por que as bonecas são confeccionadas com material natural?
Os materiais naturais
que constituem os brinquedos pedagógicos inspirados na Pedagogia Waldorf
oferecem para a criança uma vivência tátil muito rica. Esses
elementos possibilitam o encontro da criança com as leis naturais contidas
no material. O contato da criança com materiais vivos ajuda no desenvolvimento
do sentido do tato, importante base para o desenvolvimento saudável da
percepção do eu no mundo.
O rosto
O rosto não é muito definido, pois um rosto totalmente estruturado estabelece uma impressão fixa na criança. Os olhos e a boca são apenas sugeridos, deixando livre a fantasia, para que possa chorar ou rir, dependendo do estado anímico da criança. Toda boneca é tanto melhor quanto mais indefinida seja sua expressão.
Por que as bonecas não vêm com nome?
Nossas bonecas
não vêem com nome próprio. Esse deverá ser escolhido
pela própria criança, como os pais escolhem o nome para seus filhos.
Além disso, cada boneca possui sua própria característica,
mesmo sendo do mesmo tamanho e modelo, elas nunca são iguais.