.• Os três primeiros anos
da criança
• O brincar terapêutico no consultório. • O brincar nas épocas do ano. • Axis Mundi: a vida diária em harmonia. |
|
• Os três primeiros anos da criança
Nos primeiroso homem adquire as capacidades que lhe dão, aqui na Terra, a possibilidade da existência humana. No decorrer do primeiro ano de vida ele aprende a andar, no segundo adquire a lin três anos de sua infância, guagem e no terceiro vivencia o despertar da capacidade pensante (Lievegood).
• O ritmo na vida da criança
Ritmo é repetição, é regularidade no cotidiano.
É o ritmo que possibilita a criança estabelecer confiança no mundo exterior.
Para que a criança se desenvolva de forma sadia é necessário que viva em um ritmo que respeite seu organismo, seu estágio de desenvolvimento e contemple pausas adequadas.
Para a Pedagogia Waldorf, o ritmo constitui fator fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento saudável.
• Os setênios e o brincar
Qual a brincadeira adequada a cada faixa etária?
Que bonecos acompanham cada uma das idades?
Como lidar com a tecnologia no brincar?
• A observação da criança
O primeiro passo para o conhecimento da criança, seja ela nosso filho, nosso aluno ou nosso paciente é a observação.
Através da fenomenologia, podemos começar um caminho que nos leve ao encontro do ser da criança.
• O brincar terapêutico no consultório
A palestra apresenta um aspecto muito particular da terapia psicopedagógica. Aspecto este que é ao mesmo tempo lúdico e pedagógico, possibilitando tanto o diagnóstico como a terapêutica. Abordaremos o brincar em uma de suas muitas especificidades: o brincar com bonecos.
• O brincar nas épocas do ano
Através de atividades práticas e teóricas, o trabalho apresenta o ritmo anual das épocas e suas principais brincadeiras, músicas e atividades artísticas.
• Axis Mundi: a vida diária em harmonia.
Como está a ligação do ser com o universo? A relação do homem com o mundo? O "Assim na Terra como no Céu"? Essa falta de lembrança de que estamos interligados a tudo o que há é que compromete nossa qualidade de vida, nosso tempo. Essa desconexão promove a degradação do homem-social e do homem-ambiental. Uma chave para retomarmos nossa ligação com o todo está justamente na atenção plena ao aqui e agora. Com atenção plena podemos coordenar os vetores temporais e espaciais da nossa vida. Eis um desafio contemporâneo.
• A importância do brincar livre
Através do brincar, a criança organiza seu mundo interior em relação a seu mundo exterior. E. Erikson
As crianças de hoje sabem brincar livremente?
Qual a diferença entre o brincar livre e o brincar dirigido?
É preciso reensinar a criança e brincar livremente?
• Intelectualização precoce
A intelectualização precoce pode impossibilitar o desenvolvimento da fantasia criativa, a falta de desenvolvimento do sentimento e da atitude de veneração e devoção perante as pessoas e o mundo, e a falta de repetição rítmica constante, do treino, do exercício de persistência, poderão ser os empecilhos para o desenvolvimento de um pensar, sentir e agir sadios em fases posteriores (Lievegood).
• Psicopedagogia Artística
Considerações e reflexões sobre a prática artística na Psicopedagogia.
• A gestão do incômodo
Os complicadores cotidianos na contemporaneidade e as práticas para a melhoria da vida de qualidade.